“Diáspora Conecta” convoca realizadores negros e negras do Norte e Nordeste para laboratório de cinema

0

*Com informações da assessoria de imprensa

Com o objetivo de criar um ambiente de integração entre artistas e profissionais negras e negros do audiovisual, a plataforma Diáspora Conecta, da Bahia, está com inscrições abertas, até o dia 31 de agosto, para o Diáspora Lab, um programa imersivo de desenvolvimento de longa-metragens de ficção e documentário. A ação selecionará seis produções artísticas em fase de desenvolvimento de realizadores da CONNE (regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte do Brasil), sendo 03 (três) de filmes ficcionais e 03 (três) documentais. A proposta do laboratório é que os projetos selecionados participem de atividades de consultoria com profissionais de destaque no cenário audiovisual brasileiro durante cinco dias, de 22 a 26 de outubro, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Consulte o regulamento entre outras informações no site: http://www.diasporaconecta.com/.

Além disso, até o dia 21 de agosto estão abertas as inscrições para o curso de Escrita Cinematográfica da Escola Diáspora com a roteirista e professora de roteiro Francine Barbosa. O curso será realizado de 29 de agosto a 01 de setembro, na Aliança Francesa, em Salvador, de quarta a sexta das 18h30 às 21h30 e sábado o dia todo, das 09h30 às 12h30 – 14h às 17h. São 20 vagas disponíveis, sendo que metade delas é destinada para mulheres negras. (Caso haja necessidade, crianças são bem-vindas para acompanharem suas mães, pais ou cuidadores durante a oficina). A lista com os candidatos selecionados será divulgada no site (http://www.diasporaconecta.com/) até o dia 25 de agosto.

Francine Barbosa

As atividades da plataforma serão realizadas ao longo dos meses de agosto, setembro e outubro de 2018, em Salvador e Cachoeira. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, e é uma realização da produtora Portátil em parceria do Sebrae, da Aliança Francesa Salvador, da A Firma e do Cine Theatro Cachoeirano, da Prefeitura Municipal de Cachoeira. A iniciativa visa propiciar um espaço de encontro entre realizadores, produtores, agentes do mercado e o público em geral

Serviço:

CURSO – Escrita Cinematográfica da Escola Diáspora

PROFESSORA – Francine Barbosa

INSCRIÇÕES – Até 21 de agosto – Resultado da seleção dia 25 de agosto.

PERÍODO DO CURSO – 29/08 a 01/09

HORÁRIO – Quarta a Sexta 18h30 às 21h30 – Sábado 09h30 às 12h30 / 14h às 17h

LOCAL – Aliança Francesa Salvador

PÚBLICO-ALVO – Voltado especialmente para realizadores/as, escritores/as e estudantes afrodescendentes.

INVESTIMENTO – Gratuito

VAGAS – 20 (10 vagas para mulheres)

 

LABORATÓRIO  – Diáspora Lab

INSCRIÇÕES – Até 31 de Agosto – Resultado da seleção até 10 de outubro

PERÍODO DO CURSO –  22 a 26/10

HORÁRIO – 09h30 às 12h30 e de 14h00 às 17h00

LOCAL – Cachoeira – BA

PÚBLICO-ALVO – Voltado especialmente para realizadores/as afrodescendentes

INVESTIMENTO – Gratuito

VAGAS – 6 projetos de longa-metragem em fase de desenvolvimento, sendo 03 (três) de ficção e 03 (três) de documentário.

 

Compartilhar:

Sobre o autor

Clarissa Macau

Idealizadora, jornalista, editora e produtora da Revista Cardamomo. Formada em comunicação pela Universidade Católica de Pernambuco.